terça-feira, 19 de março de 2013

"Shampoo feminino não foi feito para você" disse a Dove para os homens

Recebi do meu namorado o vídeo abaixo da propaganda da Dove e como ele me conhece ele quis meus comentários. rs
+Ah fique ligado nos links ;)


Pra quem ta sem tempo de ler eu posso resumir em uma palavra: ridículo. Pra quem tá afim de mais continue lendo.

Ao contrario do comercial da Gillette voltada para os homens querendo vender uma "depilação masculina obrigatória" (afinal essa ~obrigação~ só pode ser da mulher ¬¬) ou melhor que homens peludos não são civilizados em que houve comentários de todos lados, eu ainda não vi ninguém reclamando desse da Dove. Talvez seja cedo...

Vou pular meus primeiros pensamentos do vídeos porque eles ficaram voltados para "como é que eles fizeram a montagem desse cabelo na cabeça do cara?? Aplique??? Montagem??? Peruca???" Depois que eu desisti de pensar nisso eu pensei: ridículo. Não é a primeira vez que eu vejo esse tipo de comercial. Lembro vagamente de um de sabonetes com a mesma proposta. E é sempre esse argumento de que o homem precisa de um produto mais ~másculo~  se não o pinto cai. Coisas pra homens sempre vendem virilidade, masculinidade, mulheres (obs: sou louca pra ver alguém processando a Axe por propaganda enganosa. Afinal a maioria das propagandas - pra não dizer todas - vendem mulheres mais que desodorante. Veja bem se você usar o Axe pro corpo e o para as axilas juntos você acumula mulheres!!!). 

Enquanto isso no mundo cor-de-rosa das mulheres eles nos vendem juventude, beleza, a chance de ter um homem em nossas vidas e de quebra um padrão de beleza impossível cheio de photoshop e retoques - afinal que graça teria se a gente alcançasse o padrão? Como é que o capitalismo ia funcionar sem a gente comprando todo tipo de produto porcaria pra ser mais bonita já que beleza é sinônimo de felicidade nesse mundo deturpado. O mundo feminino é sempre cheio de possibilidades, cores, formas, tamanhos. tecidos etc. Eu já estou anestesiada com todas essas propagandas e nem percebo mais (a não ser que façam alguma coisa bizarra e muito diferente ou ofensiva). 

Como nesse mundo as mulheres são mil vezes mais sensualizadas que os homens eu sempre acabo rindo quando vejo um homem sensualizado. É impressão minha ou eles usam de proposito o mesmo tipo de foco e slowmotion de mulheres nos homens?? rss Sei lá na minha cabeça homens fazendo coisas em camera lenta pra ~sensualizar~ é engraçado e não sexy. Faz cosquinha na minha cabeça e eu acabo rindo hahaha

Voltando à propaganda... Ali é obvio que eles usam o mesmo slowmotion dos comerciais para mulheres porque faz parte da piada (obs: alias que cabelo lindo o que colocaram nele né). Depois que o colega avisa que tem alguma coisa estranha com o cabelo dele reparem no desespero dele! Sai correndo! Uma loucura!

Aí fica obvio que a pior coisa que pode acontecer para um homem (nessa sociedade machista) é ser comparado com uma mulher. Qualquer coisa que diga que um homem está usando/agindo/fazendo qualquer coisa que vende-se/destina-se/associa-se a mulher é um risco tremendo a essa coisa chamada masculinidade ou mesmo heterossexualidade.

Homofobia: o medo que homens gays tratem você
do jeito que você trata as mulheres

O que é ridículo! Não há nada no mundo que vá fazer um homem virar mulher ou gay (é só pra constar o contrário tb não acontece). Usar produtos (cremes, roupas, maquiagem, etc) ou fazer coisas (chorar, gostar de moda, dançar, deixar o cabelo crescer, cozinhar, etc) ou atitudes (demostrar sentimentos, tratar todos como igual, dividir a conta, etc) não vai fazer seu pinto inverter, virar vagina e crescer um útero. Sinto te desapontar. E atitudes contrarias ('pegar' mulher, entrar em briga, ter que gostar de esportes, etc) não vão garantir seu distintivo de pinto hétero, na verdade pra mim isso só aumenta as chances de eu te achar um babaca. :)

Caso você não saiba a sexualidade de uma pessoa não depende do que ela faz ou deixa de fazer. Não é simples assim. Até porque se fosse não ia existir cirurgia para troca de sexo, era só  prescrever umas atividades e atitudes que com o tempo voilà o pinto sumia ou aparecia!  O que seria uma maravilhas para os Trans*!

E outra, a voz no narrador é completamente diferente! Ele tá falando de homem pra homem e não de homem pra mulher como em algumas das "nossas" propagandas. O tom é completamente diferente. É engraçado porque é mais agressivo como homens tem que ser ¬¬ . Em vez de uma tomada suave e as vezes quase que de passarela para mostrar a linha de produtos, na propaganda pra eles é fixa e a colocação do produto é bruta.

Outra coisa que vale observar é que ao contrario de tudo o que vemos voltado para mulheres em que as estrelas dos comerciais são modelos, nessa propaganda o cara tem até uma barriguinha. Não fizeram questão de contratar um modelo de cueca ou um no estilo Calvin Klein com tanquinhos de photoshop. Não, eles preferem falar com os homens normais que compram o produto. Nesse caso eles não querem vender status nem a ideia de um homem que eles gostariam de ser. Querem apenas que eles, homens comuns, não corram o ~grande risco~ de ter produtos ~delicados~ de mulher acabando com a sua masculinidade #aff. Enquanto isso no mundo-cor-de-rosa eles vendem o produto sempre com a imagem da mulher que nós "gostaríamos" de ser (a mulher que arrumar a casa bem vestida, a mulher com o cabelo perfeito, a mulher na moda, a mulher que resolve mil coisas em um dia e não fica suada, a mulher que fica feliz menstruada, a mulher que não envelhece, etc) e que engana muitas mulheres.

Com essa propaganda eu consigo perceber várias coisas nas "para mulheres". Por exemplo: nessa propaganda eles estão vendendo Dove Men Care e pronto. Para mulheres vende-se Dove restauração, Dove anti queda, Dove pós progressiva, Dove óleo e nutrição, Dove 3 em 1*, Dove cabelo feliz*, Dove sua comida mais gostosa*, Dove seu tapete mais cheiroso*. Mas para homens apenas Dove Men Care, nada de Dove Men care cabelos grisalhos*, Dove Men care anti queda*, Dove Men care seu pinto mais grosso*. Para mulheres se vende um shampoo/condicionador/creme que faz alguma coisa, para homem vende-se só o shampoo... bom shampoo de ~homem~ rss. Sem contar que a embalagem é cinza (isso quando não é preta ou azul escuro etc). Acho que toda vez que pegarem um produto, especialmente se ele é geralmente vendido para mulheres, e direcionarem para homens a embalagem vai ficar sóbria se não vão achar que é pra gays ou mulheres e não vão comprar? será que é isso?

Se esse um milhão de coisas não tivesse passado pela minha cabeça talvez eu tivesse ficado apenas na parte que a propaganda é engraçada. E é um pouco engraçada, olha só a cara dele na camera lenta sensual hahahhaha patético, mas como já disse era a proposta da propaganda.

Toda essa industria de cosmética vende muito e eu, como entusiasta de marketing, não acredito que eles demoram esse tempo todo pra perceber o potencial de metade da população (os homens). E eu realmente acho que essa onda vai crescer. Acho que aos poucos vai começar a surgir campanhas publicitárias vendendo """"produto de mulher"""" pros homens e provavelmente isso vai gerar polêmica. Agora eu, como feminista, acho tudo isso muito patético. Talvez esse comercial nem seja dos piores (acho o da Gillette pior), mas quis comentar. Não se preocupe que eu sei que propaganda ruim pra mulher tem aos montes, mas é que são tantas que nem da pra comentar todas...

E só pra lembrar que é tudo mentira aqui vai um vídeo que curiosamente tambem é da Dove  mostrando a evolução de uma modelo desde os bastidores até o outdoor na rua.



*produtos inventados da minha cabecinha criativa, não estão no mercado ^^


G

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom, Gabi!!! Super bem escrito e divertido, aliás, mais divertido que a propaganda em questão, eu não consegui achar graça, achei ridículo e fim! Você expressou bem o que eu pensei!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...